O que você sabe sobre a rede gás do seu condomínio? Parte 5

" />

Blog

O que você sabe sobre a rede gás do seu condomínio? Parte 5

Instalação de Gás

22/10/2020

Qual tipo de gás é mais recomendado: GLP ou gás natural? Quais são as diferenças entre eles?

Depende da finalidade e da característica de uso. O GLP e o gás natural (GN) são usados em residências, comércios e indústrias, portanto deve-se observar a logística de distribuição. O GLP normalmente é abastecido por centrais de gás através de cilindros, enquanto o GN é distribuído por tubulações de Pead em rede, que parte de uma central de regulagem e medição (CRM) que ocupa menos espaço em comparação às centrais de GLP e com uma pressão e vazão constante, ou seja, a não ser que haja interferência para reparo, seu fornecimento é constante. Deve-se observar que os equipamentos que utilizam GN devem vir convertidos de fábrica ou convertidos pela rede autorizada ou empresas que façam esse serviço.

Geralmente, moradores são proibidos de manter botijas de gás nos apartamentos quando há gás encanado. Por que essa medida é importante?

Existe proibição de utilização de botijões P-13 em áreas internas, especialmente em condomínios, independentemente de existir o gás encanado (GN). Se o condomínio tiver uma rede de gás, pode optar por GLP em uma central de gás que abastecerá o condomínio todo ou pelo GN, se este estiver disponível na região. O armazenamento de 13 kg de GLP dentro de um recinto fechado pode tornar-se muito perigoso. Além de ser um estoque aproximado de dois a três meses de gás para uma família que utiliza o gás só para cocção, por exemplo. Dentro do botijão, o gás está na fase líquida e, ao mudar para a fase gasosa, expande cerca de 240 vezes, o que significa que um vazamento que possa ocorrer na fase líquida é 240 vezes pior do que na fase gasosa. Se ocorrer vazamento dentro de um apartamento, não há uma área toda aberta para deixar o botijão.

Categorias

Escolha o assunto:

Endereço

Avenida Afonso Pena, n.º 3355
Cruzeiro, Belo Horizonte - MG

(31) 3395 6260

Horário de funcionamento:
Segunda à sexta-feira, de 8h às 17hs